É um projecto, que visa proporcionar ao jovens com idade a partir dos 3 anos, o acesso a uma actividade desportiva que se enquadra dentro das necessidades educativas dos jovens da nossa sociedade e que lhes permita adquirir as seguintes aprendizagens: Aprender a conhecerem-se a si próprios; aprender a realizar as técnicas de karaté; aprender a respeitar os outros; aprender a ser cidadão;
Benefícios do karate:
São inúmeros os benefícios do karate. Estes benefícios estão divididos no plano biológico, no psicomotor e no e no plano afectivo-social.
BIOLÓGICO
activa as grandes funções orgânicas, como por exemplo:
Ossos mais resistentes;
Aumento da capacidade pulmonar;
Coração forte e vasos sanguíneos resistentes;
O gasto calórico entre 500 e 800 calorias equilibra a percentagem de gordura corporal;
PSICOMOTOR
Os movimentos complexos do karate, exigem do raciocínio motor tão quanto uma conta matemática, fazendo melhorar a inteligência em outras áreas de conhecimentos. Também fazem parte das aulas de karate, técnicas de correcção postural e técnicas de como cair sem acidentes.
AFETIVO – SOCIAL
O karate é conhecido pelos seus conceitos de comportamento, respeito e disciplina. Por este motivo, crianças hiperactivas, inquietas, com história de falta de limites ou agressividade são encaminhadas, por médicos e educadores, às aulas de karate.
A verdade é que o Karate é uma arte de origem oriental e incorpora alguns princípios de uma cultura milenar, apresentando fins educativos, como: a valorização de um bom relacionamento interpessoal, respeito mútuo, carácter, disciplina, persistência e autocontrole.
Significado:
Karate é uma palavra japonesa que significa mãos vazias, o ” do “, é a via ou o modo de atingir a perfeição. Isto porque um praticante da arte utiliza, durante a sua prática as suas armas naturais, a inteligência e o corpo. A prática do Karaté-do sob a orientação de mestres e Instrutores qualificados trará benefícios inestimáveis para todos e sobretudo para a criança. O maior objectivo do Karate-do é o aperfeiçoamento do carácter dos seus praticantes. Nesse sentido podemos afirmar que a prática correcta do karaté-do auxilia enormemente na EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO e DESENVOLVIMENTO físico e psicológico de quem o pratica. O praticante ao disciplinar o corpo e a mente através de treinos rigorosos, aprende valores universais tais como humildade, disciplina, sinceridade, auto-controlo, e integridade moral. Além de ser também um excelente meio de defesa pessoal, o Karate-do constitui uma forma ideal de exercício físico. Desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora e os reflexos.
Karate Shotokan:
O karate Shotokan é uma escola de karate criada por Gichin Funakoshi (1868-1957). Inicialmente o Sensei Funakoshi não acreditava na criação de estilos e sim que todo karate deveria ser um só, mesmo com as diferenças de ensino que variam de professor para professor. Shoto era como Funakoshi assinava os seus poemas, significa pinheiros ondulando ao vento e kan significa escola.
O estilo Shotokan caracteriza-se por bases fortes e golpes no corpo inteiro. As rotações sobre o calcanhar em posição baixa dão fluidez ao deslocamento e todo movimento começa com uma defesa. Este é um estilo em que as posições têm o centro de gravidade muito baixo, e em que a técnica de um simples murro directo, pode nunca ser dominada, mas quando a técnica é dominada a sua força é.
No karate shotokan são levados a sério factos como a concentração e o estado de espírito, pois sem concentração e um estado de espírito leve, a técnica de pouco serve, devendo estes dois atributos expandirem-se com a prática e determinação.
Objectivos:
ü Iniciar as crianças numa actividade desportiva o Karaté;
ü Aumentar o número de praticantes de karaté;
ü Desenvolvimento psicomotor e social da criança (Equilíbrio entre o corpo e a mente) Motricidade humana;
ü Fomentar o aumento da concentração e auto-controlo;
ü Melhorar os níveis de confiança e carácter;
ü Aprender a trabalhar em equipa;
ü Preservar as honestidade, integridade e humildade;
ü Apreciação da justiça e civilidade;
ü Redução do stress;
ü Fomentar a sociabilidade e cortesia;
ü Fomentar a disciplina e respeito;
ü Iniciar as crianças na competição;
ü Elevar o nível técnico da modalidade;
Sem comentários:
Enviar um comentário